ARTE RUPESTRE NO NORTE DE MOÇAMBIQUE
Tipologias e Estações Arqueológicas
Introdução
Desde
o seu surgimento, o homem teve a necessidade de se comunicar mesmo antes do
surgimento da escrita. As pinturas rupestres fazem parte destes meios de
comunicação deixados pelo homem pré-histórico, e a semelhança de outros
continentes em África, Moçambique e em Nampula em particular há existência
destes vestígios.
Localizada
no norte de Moçambique, Nampula é uma das províncias Moçambicanas que preserva
vestígios da presença do homem antes da nossa era, e estes podem ser
encontrados em várias grutas da província. Este estudo foi desenvolvido em três
Sítios arqueológicos com pinturas rupestres nomeadamente: Nacuaho - no distrito de Meconta, Malodge
em Murrupula e Muzé localizado na localidade de Muzé no distrito de Ribaué.
As
pinturas rupestres fazem parte do Património Cultural Moçambicano as quais são
protegidas pelo estado, a Lei 10/88 de 22 de Dezembro aprovada pela Assembleia
Popular que preconiza a identificação, o registo, a preservação e a valorização
de todos os bens patrimoniais e culturais do país. A lei tem como objectivo a
protecção legal dos bens materiais e imateriais do Património Cultural. Com este
estudo pretende-se contribuir para preservação e valorização desta categoria de
Património Cultural.
A
Província de Nampula possui um vasto e rico Património Cultural, desde
fortalezas, museus, catedrais, sítios arqueológicos com Pinturas Rupestres,
entre outros. Esta possui aproximadamente 9 (nove) sítios arqueológicos
identificados com pinturas rupestres, maior parte deles com pouco conhecimento
por parte dos órgãos representativos da Província, e por parte das autoridades
responsáveis em velar pela preservação deste Património.
Enquadramento
Os
sítios arqueológicos com Pinturas Rupestres fazem parte do Património Cultural
do país, estes são responsável pela transmissão de valores culturais, hábitos e
costumes de geração em geração sendo imprescindível a divulgação de toda
informação sobre este Património Cultural A sua preservação tem merecido
especial atenção por parte do Governo, por este motivo foi aprovado pela Lei no
10/88 a Lei de Protecção Cultural que determina a protecção legal dos bens
materiais e imateriais do Património Cultural Moçambicano.
Mais
do que locais que protegem vestígios da passagem do homem os sítios
arqueológicos com Pinturas Rupestres são locais que preservam o progresso
cultural da humanidade, evoluções tecnológicas, religiosas, espirituais. Devido
a existência de vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres o presente artigo
se limita em apenas 3 (três) sítios arqueológicos com pinturas Rupestres
nomeadamente: Muzé, e Nacuaho.
Características e materiais usados nas pinturas rupestres
A
pintura rupestre é, sem dúvida, a forma de arte mais relevante da pré-história,
na fase inicial as pinturas apresentavam silhuetas de animais, definidas por
linha de contorno, na última fase deste período as figuras têm já um elevado
grau de rigor passando a dominar atitudes, movimentos e gestos cada vez mais
difíceis de representar e com grande beleza expressiva. RAMOS, ett all
(1998:194)
Segundo
Proença (2008:11), A principal característica dos desenhos da idade da pedra
lascada, nome pelo qual também é conhecido o paleolítico superior, é o
naturalismo o artista pintava os seres, um animal por exemplo do modo como a
via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista
captava.
Kizerbo
(751:2010), falando acerca da origem das tintas, diz que as cores eram
constituídas de algumas cores básicas: o vermelho e o marrom, provenientes do
ocre tirado do óxido de ferro; o branco, obtido a partir do caulim, do
excremento de animais, do látex ou de óxidos de zinco: o preto, extraído do carvão
vegetal, de ossos calcinados e triturados ou da fumaça e da gordura queimada.
Alem dessas cores eram utilizadas também o amarelo, o verde e o violeta, etc.
Ídem,
referindo-se da variedade de matérias usados, diz que as pinturas são
monocromáticas ou policromadas, conforme o caso. No baixo Mertoutek, era usado
o caulim roxo; no abrigo da face sul do Enneri Blaka, o caulim ocre vermelho de
tipo sanguíneo; em outros locais, uma paleta furta cor com uma tal combinação
de tons que era capaz de recriar as condições e o equilíbrio da realidade.
Pinturas Rupestres Mundiais
Actualmente
as principais cavernas que preservam as Pinturas Rupestre são: a caverna de
Altamira (Espanha) (Fig.1) de Lascaux, Font-de-Gaume, Niaux, (França), e
Tassili (região do Saara - Argélia) (Fig.4) estas cavernas são consideradas
museus naturais da Arte Rupestre.
Fig.1.Pintura Rupestre de Altamira (Espanha)[2]
Em África
também encontram-se cavernas em que pode-se verificar a ocorrência da arte
rupestre,), destacam-se as na Argélia o sul Oranês, o Tassiln (Fig.2) Ajjer
(Jabbarem, Sefar, Tissoukai, Djanet, etc.), no sul do Marrocos, no Fezzan
(Líbia), no Air e no Tenere (Niger), no Tibesti (Chade), na Núbia, no maciço da
Etiópia, no DharTichitt (Mauritânia), em Moçâmedes (Angola).
Assentamentos de Pinturas Rupestres em Moçambique
Em
Moçambique também há registos das pinturas rupestres, nas províncias de
Nampula, Manica, Tete, Niassa, a Pintura Rupestre moçambicana mais conhecida é
a de Chinhamapere localizada na serra Vumba na Província de Manica, segundo
(Jopela. Ett all, 2014:46), ela aparece em revistas e artigos a desde o período
colonial até ao presente, constando na lista indicativa da UNESCO de candidatura
de Bens para classificação com Património Mundial: Lista indicativa de 1990 e
lista indicativa de 2009.
Fonte:http://1.bp.blogspot.com/_HFAo9aLWHsE/S04Ea4HRhAI/
h/Manica1.jpg
Pinturas Rupestres da Província de Nampula
A Província
de Nampula tem aproximadamente nove (9) sítios arqueológicos com pinturas
rupestres, porém apenas 6 foram inventariadas nomeadamente: Rupestres de
Nacuaho no distrito de Meconta, Pinturas Rupestres de Namulepia no distrito de
Monapo, Pinturas Rupestres de Muzé no distrito de Ribáuè, Pinturas Rupestres de
Cuirine no distrito de Ribáuè, Pinturas Rupestres de Riane no distrito de
Eráti, e as Pinturas Rupestres de Malodge
Malodge
Localizam-se
no distrito de Murrupula, cerca de 40km da sede do distrito, 13 km do lado
direito Murrupula - Nampula, encontra se uma caverna aberta, de difícil acesso,
é possível encontrar linhas e signos.
Pinturas Rupestres de Muzé
Localiza-se
no posto administrativo de Iapala 60 km do distrito de Ribáuè, linhas, animais
são algumas das figuras que podem verificar.
Fig.5.Serra de Muzé (Ribaué - Nampula)
Pinturas Rupestres de Nacuaho no distrito de Meconta
As pinturas
Rupestres do abrigo rochoso de Nacuaho, foram identificadas pelo arqueólogo
português Rodolfo dos Santos Júnior em 1940. Localizada na localidade Nassuruma,
no distrito de Meconta, dista a 14 km da sede do distrito, 10 km do posto
administrativo de Nacavala, 2.5 Km da EN8 ao lado direito de Nampula-Nacala.
Tipologia das Pinturas Rupestres
Cuevillas
classificou a tipologia das pinturas rupestres de acordo com as características
observadas nas pinturas rupestres existentes no noroeste Hispânico em 27 (vinte
e sete) categorias nomeadamente:
·
Figuras humanas esquemáticas;
·
Ídolos esquemáticos;
·
Figuras idoliformes constituídas por
elipse e por círculos;
·
Esquemas idoliformes quadrados ou
rectangulares;
·
Figuras humanas estilizadas;
·
Figuras humanas muito estilizadas;
·
Signos esoutiformes;
·
Figuras zoomorfas;
·
Figuras estilizadas de cavalos e outros
animais indeterminados;
·
Combinações circulares;
·
Espirais;
·
Signos soliformes;
·
Serpentiformes;
·
Signos hasciformes;
·
Signos escaleriformes;
·
Figuras em forma de espada;
·
Figuras em forma de cilindro;
·
Figuras de carro;
·
Signos arboformes;
·
Signos svaticos;
·
Signos em forma de pala;
·
Linhas rectas;
·
Linhas quebradas paralelas;
·
Trilhas de pisadas;
·
Correntes;
·
Figuras alargadas.
A
classificação tipológica das figuras, símbolos e signos representados pelos
habitantes pré-históricos é uma tarefa difícil de cumprir de um modo correcto
ou eficaz, pela quantidade e complexidade de formas, muitas das quais escapam
de qualquer intento de reduzi-las em um sistema seja de símbolo ou figuras e
também em ocasiões por não se perceber se são traços produto da casualidade dos
antigos ou da mão do homem moderno, não são identificados se são vestígios de
elementos semidesaparecidos ou se são signos completos, se os traços são apenas
dos habitantes pré-históricos, ou do homem moderno.
Assim
sendo é imprescindível que sejam feitos análises laboratoriais para que se
prove a autenticidade das PR, se são realmente vestígios deixados pelos nossos
antepassados, a que período da história pertencem, que materiais foram
utilizados para representação das figuras. De todas formas, descreveu-se uma
série de características tipológicas observáveis nos sitos estudados tendo como
base as características propostas Cuevillas.
As
PR, assentes na Província de Nampula, apresentam as seguintes características
tipológicas: Signos fusiformes; figuras alargadas; figuras idoliformes
constituídas por elipse e por círculos; linhas paralelas quebradas; linhas
rectas paralelas, figuras estilizadas de cavalos e outros animais não
determinados e figuras zoomorfas.
- Signos
fusiformes
Pintados
nas paredes das grutas, os signos fusiformes apresentam um formato de fuso com
duas linhas paralelas no interior dela, pintados da cor vermelha, é são
observados nas Pintuas Rupestres de Nacuaho e Muzé
Apesar
de terem sido representados em sítios arqueológicos com Pintuas Rupestres diferentes
nota-se uma semelhança, entre os signos pintados nas Pintuas Rupestres de
Nacuaho (a esquerda), e nas de Malodge (a direita), assim sendo entende-se que
a Pintuas Rupestres Nacuaho as (pintada a vermelho) foram feitas no mesmo
período com as de Malodge.
- Figuras
alargadas
As
figuras aprestam um traço aprimorado, nelas observam-se a representação humanas
com os membros inferiores e a coluna vertebral muito alongadas, e os membros
inferiores são relativamente muito curtos.
Dos
sítios arqueológicos com Pintuas Rupestres estudados, esta característica
verifica-se nas Pintuas Rupestres de Muzé, conforme referido, esta encontra-se
muito preservada.
- Figuras
idoliformes constituídas por elipse e por círculos
Esta
é uma das características que se podem encontrar do que restou da pintura
original nas Pintuas Rupestres de Nacuaho, nesta característica, observa-se o
naturalismo da forma.
Fig.10. Pintura Rupestre da Nacuaho (Meconta -
Nampula)
d . Linhas paralelas quebradas
Observa-se
nas Pintuas Rupestres de Nacuaho as as linhas são paralelas, porem apresentam
um interrupção, diferentemente das linhas paralelas observadas nas Pintuas
Rupestres de Malodge .
- Linhas
Paralelas
Aparecem
em ocasiões soltas outras conjugadas com diferentes figuras e em outras vezes
as linhas aparecem no sentido perpendicular.
- Figuras
estilizadas de cavalos e outros animais não determinados
Nas
suas representações, conforme acima mencionado, o homem pré-histórico
representou basicamente o seu quotidiano, as figuras de estilizadas de cavalos
e outros animais não determinados faziam parte do seu dia-a-dia por este
motivo, estas representações aparecem conjugadas às figuras humanas.
Fig.13.
Pintura Rupestre da localidade de Muzé (Ribáuè - Nampula)
- Figuras
zoomorfas
As
figuras zoomorfas com forme o nome, apresentam formas de animais, esta
característica é observada nas Pintuas Rupestres de Nacuaho.
Fig.14.
Pintura Rupestre da Nacuaho (Meconta - Nampula)
Síntese
As
Pinturas Rupestres assentem na Província de Nampula em particular as
apresentadas neste artigo, apresentam algumas das características propostas por
Cuevillas sobre as Pinturas Rupestres do Noroeste Hispânico. Nas Pinturas
Rupestres de Nacuaho observam-se as figuras zoomorfas, linhas paralelas
quebradas, Figuras idoliformes constituídas por elipse e por círculos e signos
fusiformes, é provável que hajam mais características devido predominância de
pigmentos brancos que abundam nestas Pinturas dificulta a perceção das figuras
representadas pela cor vermelha, nas Pinturas rupestres de Malodge observam-se
as linhas paralelas e signos fusiformes. Figuras estilizadas de cavalos e
outros animais indeterminados, e figuras alargadas são as características que
se podem observar nas Pinturas Rupestres de Muzé.
A
documentação das Pinturas Rupestres é um dos aspectos a considerar para a
valorização é a divulgação das Pinturas Rupestres, com a pesquisa notou-se o
défice de conteúdo local relacionado com as Pinturas Rupestres, este défice
pode ser associado a vários factores um dos quais é a falta de vontade Politica
para a contribuição para valorização do Património Cultural em particular as
Pinturas Rupestres.
ANEXO
Mural da Pintura Rupestre da Nacuaho (Meconta -
Nampula)
Mural da Pintura Rupestre de Malodje (Murrupula -
Nampula)
Mural Pintura Rupestre de Muzé (Ribaué - Nampula)
ALMEIDA, José António Ferreira de História da arte. Lisboa: Livraria Bertrand, 1970.
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CUEVILLAS F. Lopez. Sobre el arte rupestre del noroeste, hispánico y una hipótesis sobre la cronología de alguno de sus tipos.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158,
1990/1991
Lei 10/88 de 22 de Dezembro.
Endereços Electrónicos
Aplicativos
Novo Dicionário Electrónico Aurélio versão 5.0
[1] Docente da Universidade
Pedagógica - Delegação de Nampula
[3]
Fonte:
http://www.viajejet.com/wp-content/viajes/fotos-de-argelia-pinturas-rupestres-de-tassili-najjer.jpg
informação muito interessante. amei
ResponderExcluirNasci em Mocuba há 60 anos e só recentemente descobri que há pintura rupestre em Moçambique, uma agradável surpresa. Gostei muito do artigo.
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